Bibliografia

Autor: Shunryu Suzuki
Editora: Religare
Sinopse: Nem sempre é assim exprime o zen em linguagem fluente, com humor e generosidade. Suzuki oferece apoio como uma mãe e um pai que estendessem as mãos, e ao mesmo tempo estimula o leitor a encontrar seu próprio caminho. Em vez de dar ênfase a direções e técnicas específicas, seu ensinamento encoraja a pessoa a enternecer e conhecer seu verdadeiro coração, além de expressar-se com plenitude.
Autor: Wilson Paranhos
Editora: FEEU
Sinopse: O autor registra as trajetórias das principais tradições budistas de modo a resultar num ineditismo de um livro que reúne os fatos que mais marcaram tais percursos. Partindo da estória do Budismo como um todo e enfocando cronologicamente as várias ramificações.
Autor: Thich Nhat Hanh
Editora: Pensamento
Sinopse: O autor parte das mais importantes correntes do pensamento budista, dos primeiros ensinamentos de Abhidharma, até os ensinamentos posteriores do Mahayana sobre a natureza da consciência. Concentra-se na experiência direta de reconhecer, adotar e analisar profundamente a natureza dos nossos sentimentos e percepções. "Quando somos capazes de tocar as energias formadoras de hábitos e transformar as raízes de violência, desespero, medo e raiva na nossa consciência armazenadora, dá-se a transformação na base."
Autor: Shunryu Suzuk
Editora: Palas Athenas
Sinopse: Este livro tem origem numa série de palestras que o Mestre Zen Shunryu Suzuki fez em Los Altos, Califórnia. Este livro é sobre a prática do Zen como disciplina e caminho viável, sobre postura e respiração, sobre as atitudes e entendimentos básicos que tornam a prática do Zen possível, sobre a não-dualidade, o vazio e a iluminação.
Autor: Mark Epstein
Editora: Gryphus
Sinopse: Esta obra, do psicanalista americano Mark Epstein, apresenta a espiritualidade oriental como uma importante aliada da psicologia ocidental. O livro baseia-se nas próprias experiências do autor como paciente, praticante da meditação e terapeuta de formação clássica. O autor revela as principais contribuições psicológicas dos ensinamentos budistas, lançando fundamentos para uma prática psicoterapêutica enriquecida pela meditação.
Autor: Mark Epstein
Editora: Gryphus
Sinopse: Um guia íntimo de auto-aceitação e descoberta, que oferece uma perspectiva budista da totalidade dentro de um prisma ocidental de entendimento do eu."Partir-se sem quebrar", nos ensina que através do desprendimento, podemos começar a pavimentar um caminho para uma existência mais satisfatória e espiritual. Mark Epstein , é médico e psiquiatra, e autor da obra "Pensamento sem pensador"; escreve para o jornal Budista The Buddhist Review.
Autor: Mark Epstein
Editora: Gryphus
Sinopse: Mark Epstein torna-se melhor em cada livro; Continuar a ser é mais brilhante ainda. Nele, o autor tece um cuidadoso mapa do coração humano, juntando insights do pensamento Budista e da psicanálise, formando uma tapeçaria. Epstein faz um discernimento entre o espiritual e o emocional, acumulados em sua própria jornada de vida, numa fascinante narrativa sobre o que pode significar para todos nós o continuar a ser.´ Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional. Todo elemento deste novo e brilhante livro de Mark Epstein está no mais alto nível: o discernimento espiritual, a perspectiva da psicoterapia, e suas muitas histórias que levam consciência e amor para dentro de cada vida.
Autor: Allan Watts
Editora: Pensamento
Sinopse: O tema deste livro é a realização da "felicidade" no sentido aristotélico e tomístico do verdadeiro fim ou destino do homem, sentido esse que denota a união com Deus ou, para dizê-lo conforme a precisão da terminologia oriental, harmonia com o Tao ou Moksha, ou ainda, o Nirvana. Esta particular e suprema condição de felicidade não resulta da ação, advindo, pelo contrário, do conhecimento. A imprescindível lição de Alan Watts é que a esfera da ação poderá exprimir tal felicidade, nunca porém conquistá-la. Apoiados no Zen, no Tao, no Cristianismo, enfim no Budismo que, inúmeras vezes, ele esmiuçou com a compreensão de um iluminado, os trabalhos de Alan Watts, todos eles carregados de flagrantes capazes de despertar a consciência mais embrutecida, por um tempo a perder de vista, ainda servirão de rumo às pessoas que se esforçam por alcançar a clareza de pensamento.
Autor: Ryotan Tokuda
Editora: Gryphus
Sinopse: Buda fala sempre com a linguagem da época em que vive, pois faz parte de sua compaixão ser compreendido por todos. Essa é a necessidade dos Budas e talvez até o seu sofrimento. Precisam ser compreendidos: Daí a "Psicologia Budista". Ryotan Tokuda importa as teorias clássicas budistas, como as Quatro Nobres Verdades e o Caminho Óctuplo e as comenta numa forma que o leitor moderno possa compreendê-las: "...O que seria, neste caso, a Ciência? Ela estuda os materiais para descobrir a realidade. Hoje em dia os cientistas descobriram barreiras ou obstáculos muito grandes... O pensamento moderno está contaminado com o mito da Ciência, mas esta apresenta dificuldades em muitos aspectos. Também a Psicologia chegou a grandes obstáculos por pesquisar a mente através do método científico. As teorias podem ser muito bonitas, mas ninguém sabe como explicar as coisas..." Trata-se de um livro condensado, onde cada linha contém uma verdade e uma experiência de vida de Ryotan Tokuda, monge japonês que veio para o Brasil porque, segundo ele: "Aqui tem bambus, e onde tem bambus, o budismo cresce."
Autor: D. T. Suzuki / Erich Fromm / Richard de Martino
Editora: Cultrix
Sinopse: Este livro constitui o primeiro esforço sério no sentido de encontrar o terreno comum a duas áreas correlatas de investigação que vêm despertando generalizado interesse nos últimos anos: Zen Budismo e Psicanálise. Na parte inicial do volume, intitulada "Conferências Sobre Zen Budismo", estuda o Dr. Daisetz Teitaro Suzuki (considerado a maior autoridade, no Ocidente, quanto aos aspectos místicos do Zen) os objetivos do Zen e sua abordagem dos problemas humanos, tanto em nível teórico como prático. Na segunda parte, o Dr. Erich Fromm, um dos mais lidos psicanalistas de nossos dias, comenta os pontos de encontro entre a visão religiosa do Zen e sua própria visão da Psicologia. No texto final do volume, "A Situação Humana e o Zen Budismo", o Prof. Richard de Martino, da Universidade de Columbia, estudioso e praticante de Zen e de Psicanálise, procura formular uma síntese de ambas abordagens eficazes e operativas da situação humana. Este é, pois, um livro que interessa de perto a psicanalistas clínicos e a estudiosos e estudantes de Psicologia.
Autor: Thich Nhat Hanh
Editora: Sextante
Sinopse: Todo ser humano deseja amar e ser amado. Como diz o mestre Thich Nhat Hanh, nosso coração pode secar se não tivermos alguém para amar. Somente o amor verdadeiro torna a felicidade possível para nós e para os outros. Esse sentimento tem o poder de pacificar qualquer situação e dar um profundo significado à vida. Quando amamos, deixamos de ser uma fonte de sofrimento e nos transformamos em reservas de alegria e vitalidade que podem beneficiar todos os que nos cercam. Mas o que devemos fazer para cultivar as sementes de amor que estão dentro de nós? Thich Nhat Hanh nos orienta a começar com práticas que fortalecem a auto-estima, a escuta com atenção plena e a renovação pessoal. Utilizando seus métodos e treinamentos simples, aprendermos a lidar com sentimentos negativos, como a raiva, a desatenção e o ciúme.
Autor: Roshi Philip Kapleau
Editora: Arx
Sinopse: O livro apresenta alguns ensinamentos do autor enfocando as lições de Roshi que abordam cada aspecto da realidade diária. O leitor encontrará, entre outros textos, ensaios escritos no período entre 1964 e 1996, entre eles alguns que foram publicados em revistas especializadas, em que o autor mescla teoria e a própria experiência com a filosofia Zen.
Autor: Thich Nhat Hanh
Editora: Rocco
Sinopse: Em A essência dos ensinamentos do Buda, o monge Thich Nhat Hanh apresenta-nos os fundamentos principais do Budismo e mostra-nos que a doutrina é acessível e aplicável ao nosso dia-a-dia. Com poesia e clareza, o autor ensina como transformar sofrimento em paz, alegria e liberação através do aprendizado das quatro nobres verdades, do caminho óctuplo e dos discursos de Buda. O livro mostra que Buda preocupou-se mais com práticas do que com teorias. Thich Nhat Hanh dá uma idéia do que seja uma dessas práticas, a meditação transcendental, usada até como terapia: "Como fazer para cessar o medo, o desespero, a raiva e os desejos? É simples. Através da prática da respiração, do caminhar e do sorriso conscientes e da contemplação profunda ? para sermos capazes de compreender. Quando prestamos atenção e entramos em contato com o momento presente, os frutos que colhemos são a compreensão, a aceitação, o amor e o desejo de aliviar o sofrimento e fazer brotar a alegria".
Autor: D. T. Suzuki
Editora: Pensamento
Sinopse: Em "Introdução ao Zen Budismo", um dos seus mais conhecidos e respeitados trabalhos, Suzuki explica conceitos e terminologias tais como satori, zazen e koans assim como vários elementos desta filosofia.Com uma clareza penetrante e sabedoria atemporal, o autor fala de várias percepções, principalmente no que diz respeito aos elementos da mente inconsciente e a relação entre a filosofia zen e a filosofia ocidental tradicional. O livro revela ainda a sua habilidade sem paralelo de D. T. Suzuki em comunicar o aspecto experiencial do Zen.